PAEPSI: PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO DA PSICOLOGIA DA UEL (PAEPSI)

  • Ana Beatriz Marega Belem Universidade Estadual de Londrina
  • Anna Clara Gonçalves Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Dhabylla Layara Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Gomes Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Silva Lucio Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PCD's, inclusão, barreiras, psicologia

Resumo

O Programa de Acessibilidade no Ensino da Psicologia da UEL (PAEPsi-UEL) surge como uma iniciativa para viabilizar a inclusão efetiva de estudantes de Psicologia da UEL. A deficiência é um conceito em evolução, sendo definida neste programa por impedimentos, barreiras e restrições de participação desses estudantes da vida acadêmica e social na Universidade, quando comparado aos demais. Considerando a inclusão das Pessoas com Deficiência e as cotas de inclusão (Resolução CEPE nº 044) que reserva 5% das vagas nos processos seletivos para pessoas com algum tipo de deficiência, e usando como base o decreto Legislativo nº 186 de 2008, o Programa surge. Foi criada uma identidade visual e um Instagram, no qual são realizadas postagens sobre assuntos importantes para garantir uma convivência própricia para os PCD's no espaço universitário. Além disso, foi realizada uma pesquisa através do Google Forms, na qual 10,3% dos estudantes que responderam se identificaram como pessoas com deficiência, 13,8% nunca ouviram falar sobre capacitismo e 41,4% deles já sofreram ou conhecem alguém que sofreu com o capacitismo. Portanto, a proposta do PAEPsi-UEL é minimizar os obstáculos que insistem em se estabelecer no ambiente acadêmico, usando ferramentas modernas e objetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-23