PALESTRAS NAS ESCOLAS: COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª MARGARIDA DE BARROS LISBOA – 8°A

  • Heloisa Souza Melo Universidade Estadual de Londrina
  • Breno Spaulonci Lajara Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriella Parpinelli Brosso Universidade Estadual de Londrina
  • Julia Udenal Rochinski Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Manfio Piva Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Vitor de Paula Netto Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação, direito, racismo, cyberbullying, assédio moral

Resumo

O trabalho, Papo Sério nas Escolas, vinculado ao Projeto de Formação Complementar, Carreira Jurídica in Loco, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), proporcionou a oportunidade de estudantes do curso de direito palestrarem es escolas da rede municipal e estadual de Londrina, sobre temas como: racismo, injúria racial, crimes em ambientes virtuais e assédio moral. De modo particular, desde o preparo para a apresentação até a palestra em si, foi de grande ganho, não só na área jurídica, mas também em relação a necessidade de colocar as temáticas e consequências de maneira didática e compreensível para crianças e adolescentes. Apesar da importância dos assuntos abordados, foi possível perceber a diferença de interesse entre os mais novos (11 anos) e os de turma mais velhas, mas ainda do fundamental (13 a 14 anos). Ao palestrar para a sala de aula do 8° ano, notei que os alunos demostraram menos interesse visível nos assuntos, o que não deve ser visto só como uma “fase” pela idade, mas tratado de forma direta, para se entender os motivos pela falta de atenção e como pode-se efetivar a conscientização desses jovens. Vale ressaltar que, na turma, poucos sabiam da existência de cotas raciais ou de instituição pública, para o ingresso na Universidade, portanto, o projeto também oportunizou o contato desses estudantes com o Ensino Superior, mostrando caminhos de ingressar até então desconhecidos. Nesse sentido, o trabalho de palestras em escolas, na minha experiência, mostrou extrema importância para um vínculo maior com a sociedade civil.

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Publicado
2024-01-23