PROGRAMA DE VIAGEM ACADÊMICA INTERNACIONAL: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
Resumo
O Programa de Imersão Cultural e Aprimoramento de Línguas Estrangeiras tem como proposta a realização de viagens acadêmicas de curta duração que promovam o desenvolvimento acadêmico dos estudantes participantes. O objetivo deste estudo é descrever as motivações, dificuldades e contribuições da edição do programa de 2023 que teve como destino a cidade de Londres. Foi aplicado um survey baseado no instrumento de Volpi e Köhler (2017) com treze dos vinte e cinco participantes utilizando-se a escala Likert e a média para avaliar as três dimensões propostas. Entre as motivações, os participantes indicaram: desenvolver habilidades na língua inglesa, a preferência pelo idioma de destino, adquirir independência e conhecer outro país. O custo de vida e a moradia no país foram as dificuldades que mais preocuparam os participantes antes da viagem, porém, após a viagem, as dificuldades efetivas, no geral, foram menores em relação aquelas antecipadas. O custo de vida do país permaneceu como a maior dificuldade efetiva enquanto a alimentação foi apontada como uma dificuldade superior a antecipada pelos participantes. A estrutura física e os professores receberam as melhores avaliações quanto à escola de inglês. A pior avaliação foi em relação as aulas baseadas em projetos apesar da nota mediana (3,69). A avaliação das contribuições do programa obteve as maiores médias. Os participantes indicaram como contribuições do programa: uma maior vontade de fazer viagens, conhecer novas culturas e realidades, aumento da confiança para viajar ao exterior, maior independência e a formação de novas amizades.