PROPOSTA DE ENSINO COM PAUSAS ATIVAS SOBRE A FUNÇÃO EXECUTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Introdução. Pausa ativa é uma estratégia caracterizada por interromper o tempo sentado das crianças em sala de aula e introduzir alguma movimentação ou mesmo ficar em pé. Essa estratégia tem sido instituída para reduzir o comportamento sedentário de escolares, porém pouco se conhece sobre o seu efeito na função executiva, especialmente em pré-escolares. Objetivo. Verificar o efeito de pausa ativa sobre a função executiva em pré-escolares a partir das ações em sala de aula proposta pelo pedagogo. Metodologia. A proposta é de pausa ativa diariamente por 10 minutos em 3 turmas de educação infantil com 5 anos. A Função Executiva será avaliada por meio do aplicativo Early Years Toolbox. Os testes compreenderão a memória de trabalho visual-espacial, controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Resultados. Os resultados serão alcançados mediante a aplicação da proposta de ensino das pausas de 10 minutos diariamente. O foco principal das pausas deste projeto são garantir ampla movimentação no período. Assim, são propostos 3 grupos subdivididos por intensidade, sendo leve, moderada e alta intensidade das pausas. Para o bloco de atividades leves serão incluídas atividades de dramatização, continuação da estória e brinquedo cantado. Para atividades com moderada intensidade serão incluídas danças, musicoterapia e musicograma, atividades coordenativas com arremessos e jogos de instruções. Na vigorosa intensidade são propostos jogos e brincadeiras envolvendo saltos, corridas com mudança de direção e atividades de expressão corporal. Conclusões ou Considerações Finais. Considera-se que mesmo que pequenos curtos períodos diários com atividades motoras e/ou artísticas poderão potencializar a função executiva em pré-escolares.