PROPOSTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA COM AS EMOÇÕES
Resumo
Introdução. A escola de educação infantil constitui-se em um espaço heterogêneo que apresenta uma riqueza de emoções tanto positivas quanto negativas, sensíveis aos olhos mais atentos. Conhecer as emoções e identificar o que estamos sentindo é parte do processo de se conhecer e também está presente no desenvolvimento da capacidade de regulação das emoções. É no período da primeira infância que as crianças estão mais acessíveis à aprendizagem dos conceitos relativos as competências socioemocionais. Objetivo. O objetivo norteador desta sequência de aulas foi de identificar, vivenciar e expressar as principais emoções através da linguagem corporal. Metodologia. Foram realizados quatro encontros, com duração de 40 minutos com uma turma de 13 crianças com idade entre 3 e 4 anos em um centro municipal de educação infantil, na cidade de Cambé, no período vespertino. Resultados. Durante os encontros as crianças foram motivadas a identificar, reconhecer, vivenciar e expressar corporalmente emoções de: medo, raiva, felicidade, tristeza; por meio de diversas atividades, como a utilização de máscaras de emojis; estratégia da flor e da vela; construção de gestos e percepção das emoções em música e a confecção de um jogo da memória das emoções. Os resultados indicaram que as crianças reconhecem as expressões de emoções primárias de si mesmas e também dos amigos, corroborando com os pressupostos iniciais do estudo. Considerações Finais. Conclui-se que a diversidade das práticas vivenciadas com as crianças contribuíram para a compreensão e vivência de expressão corporal das emoções estudadas.