REGIONALIZAR PARA CONHECER: PROPOSTA DE ATIVIDADE COM USO DE MAPAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Este relato de atividade pretende enfatizar a importância do uso de mapas para o ensino de Geografia, como um instrumento clássico e metodológico dos profissionais da área, voltados para a regionalização do espaço geográfico. Isso porque, a regionalização se justifica a partir das metamorfoses do mundo por sua capacidade de (re)ocupar espaços, (re)pensar territórios, hierarquizar, agrupar, dividir, entre outros. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece nas habilidades EF08GE18 e EF08GE19, 8º ano, a interpretação cartográfica relacionada aos vários aspectos como naturais, econômicos, geográficos e culturais. Para explicar o continente americano, foi proposta uma atividade que abordou dois padrões de regionalização: 1. Regionalização por critérios geográficos; 2. Regionalização por critérios históricos, culturais e socioeconômicos. Com a finalidade de tornar o ensino didático e facilitar a compreensão dos alunos da referida série escolar do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no município de Londrina, foram impressos e entregues dois mapas idênticos da América para cada aluno colorir. A atividade aplicada consistiu em pintar os mapas conforme os já citados modelos de regionalização, em que os alunos precisaram dividir cada mapa entre: 1. América do Norte, Central, e do Sul e 2. América Anglo-Saxônica e Latina, respectivamente. O exercício proposto foi realizado em duas turmas diferentes de 8º ano onde mais de 90% dos discentes (nas duas turmas) obteve mais da metade da nota. Dessa porcentagem, 46,6% (8º A) e 53,5% (8ºB) atingiram a pontuação máxima. Destarte, constatou-se que o uso de mapas foi fundamental para o entendimento da regionalização da América.