RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA E A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ EM 2023

  • Bruno Dantas de Farias Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Alice de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Shirley Alberto de Moraes Troyer Universidade Estadual de Londrina
  • Cristina Valéria Bulhões Simon Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educatron, RCO, Plataformas educacionais

Resumo

Durante muitos anos sonhamos com uma educação autônoma, problematizadora, inclusiva, contextualizada, relevante e, por que não dizer, tecnológica, para a vida dos estudantes e de suas comunidades. Essa tecnologia chegou às escolas públicas paranaenses, porém a partir de um novo modelo que esconde em si velhas contradições. Objetivo: Demonstrar como o pacote de recursos tecnológicos oferecido pelo governo do Paraná tem impactado o cotidiano de alunos e professores, sobretudo os de língua portuguesa, em uma escola de Londrina, onde desenvolvemos atividades do PIBID-UEL. Metodologia: Para a realização dessa pesquisa, aplicamos questionário a professores de língua portuguesa, com perguntas sobre o trabalho desenvolvido por eles com os recursos tecnológicos disponibilizados pelo governo. Resultado: A pesquisa apontou que o pacote de recursos tecnológicos não tem provocado o esperado impacto positivo na vida dos alunos e professores, pois não se mostraram atraentes ou relevantes para os alunos em seu processo de aprendizagem. Os programas Leia Paraná e Redação Paraná têm se revelado ineficazes, estressantes e desestimulantes, assim como os Quizzis e o RCO. Considerações finais: A plataformização da educação nas escolas paranaenses torna ainda mais precário um modelo de ensino que precisa ser repensado, pois está mais preocupado com indicadores e números e menos com a qualidade da educação, desconsiderando a realidade das salas de aula. É fundamental repensar o uso de plataformas na educação, com o necessário equilíbrio entre o uso da tecnologia e uma abordagem pedagógica que valorize a interação, a reflexão crítica e o envolvimento ativo dos alunos.

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Publicado
2024-01-24