RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE VÍNCULOS COM AS CRIANÇAS PARA O ENSINO

  • Ana Carolina Magro Universidade Estadual de Londrina
  • Kawany Stefhany da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana dos Santos Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Vínculos, Afetividade, Anos Iniciais

Resumo

A criação do vínculo de afetividade com a criança é essencial para a construção de um espaço educativo de trocas e aprendizagens.(Wandscheer, Luft, 2007). Desta maneira, por meio do Programa da Residência Pedagógica UEL/CAPES do período de 2023/2024, vinculado ao curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, o presente trabalho tem como objetivo expor as experiências a partir da participação neste Programa. As intervenções foram conduzidas em uma turma do 4º ano da escola Municipal João XXIII, com uma turma composta por 27 alunos. A criação de vínculo revelou-se primordial para que as residentes pudessem construir um elo com sua turma e, desta forma, foi possível vivenciar experiências como futuras professoras. Como resultados podemos destacar que as residentes conseguiram as particularidades e dificuldades e isso contribuiu para a elaboração de um trabalho que incorporou a construção de saberes. A criação de vínculo afetivo possibilitado pelo tempo de permanência com a turma desempenhou um papel fundamental no processo de autoestima e confiança entre as residentes e as crianças.À medida que as crianças passam a compartilhar suas dificuldades e suas preocupações, as residentes puderam apoiá-las na compreensão dos seus seus próprios sentimentos e aceitação de suas dificuldades como partes naturais dos processos de aprendizagem, criando a partir disso, um elo de autoconfiança e segurança emocional. As aprendizagens por meio do Programa tornaram possível o olhar minucioso das residentes para com as crianças, visando que elas avançassem diariamente em seu desenvolvimento.

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Publicado
2024-01-24