TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIANTE (TOD), ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO
Resumo
OTranstorno Opositivo Desafiador (TOD) é descrito como um transtorno disruptivo, ou seja, a criança ou adolescente tem dificuldade em controlar suas emoções e comportamentos. Sendo este transtorno um dos mais freqüentes na idade escolar, a identificação, diagnóstico e encaminhamentos adequados podem melhorar a qualidade de vida não apenas do indivíduo acometido, mas também dos membros que fazem parte dos contextos em que este está inserido, incluindo a comunidade escolar e, sobretudo, o dos professores. O objetivo desse estudo foi o de realizar um levantamento bibliográfico relacionado à identificação, diagnóstico e encaminhamento dos indivíduos com TOD. A pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO, CAPES/MEC e PubMed/MEDLINE, bem como livros e capítulos. Para a busca foram considerados os descritores: “Transtorno Opositor Desafiante e Análise do Comportamento”, “TOD e Etiologia”, “TOD e Diagnóstico”, “TOD e Encaminhamento”, “Oppositional Defiant Disorder (ODD) and Behavior Analysis”, “ODD and Etiology”, ”ODD and Diagnosis” e“ODD and Patient Referral by Doctor”. Os critérios de inclusão se basearam em artigos que possuíam os descritores citados e com acesso livre, além de livros e capítulos de livros. Após a leitura do material, excluíram-se os repetidose/ou sem relação direta com os objetivos da pesquisa. A literatura mostrou que a etiologia do TOD apresenta componentes genéticos, em especial poligênico, além de psicológicos e sociais. O diagnóstico é clínico e de preferência, multidisciplinar. O encaminhamento deve ser feito ao psiquiatra e psicoterapeuta, aumentando desta maneira a probabilidade de o indivíduo ter remissão dos sintomas e melhora na qualidade de vida.