UMA ANÁLISE ENTRE O ENSINO DE FILOSOFIA E A METODOLOGIA ‘’DESIGN THINKING’’

  • Claudia da Silva Kryszczun Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius Pedroza Morelato Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Albertuni Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino, filosofia, design thinking, aprendizagem

Resumo

Introdução: A partir das relações de ensino e aprendizagem desenvolvidas com os discentes da turma do curso técnico em Farmácia do ensino médio do colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o trabalho busca estabelecer uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem envolvendo o ensino de filosofia e o método ‘’Design Thinking’’. Objetivo: Neste sentido, foi utilizado a alegoria da caverna de Platão, presente na obra A república, como possível relação para que a obra filosófica dialogue com as medidas impostas pelo método aqui abordado. Iniciando com a perspectiva que a professora Claudia da Silva Kryszczun propôs, de que caso exista a possibilidade de atualizar o mito da caverna para que se enquadre em cenários da atualidade, os discentes deveriam, assim, construir uma maneira e expor sua experimentação para a turma. Metodologia: Os processos que os alunos seguiram envolvem a interpretação, ideação, experimentação e evolução, sendo assim, será feita uma reflexão perpassando todas essas etapas visando formalizar uma reflexão crítica dessa relação de ensino com a filosofia. Resultados: Os alunos conseguiram adequar a metodologia à prática da filosofia através de apresentações de textos, desenhos e filmes produzidos pelos discentes. Conclusão: Através da dedicação dos discentes, foi possível adequar uma metodologia diferente ao ensino de filosofia, no sentido que este é um método programado para outras finalidades, mas ainda assim foi possível realizar a adequação para o ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24