A LIGA ACADÊMICA COMO FOMENTO À PESQUISA E À ESCRITA PSICANALÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As Ligas Acadêmicas são organizações administradas por estudantes, cujo objetivo é aprofundar o estudo de uma área do conhecimento, integrando pesquisa, ensino e extensão. A partir deste cenário, almeja-se discorrer sobre a participação em ligas acadêmicas, propondo-se a analisar como ela contribui para a familiarização e inserção do estudante no campo de pesquisa científica, além de destacar o impacto dessas atividades na promoção da autoestima e confiança intelectual. Sua relevância reside na compreensão dessas entidades como capazes de moldar a condução do processo de graduação dos acadêmicos e aprimorar suas futuras atuações profissionais. A experiência relatada decorre da participação no I Evento Acadêmico da Liga Acadêmica de Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizado em outubro de 2024. O evento tratou da escrita científica, incluindo palestras e apresentações estudantis. A metodologia adotada foi qualitativa, com foco na análise reflexiva da produção acadêmica desenvolvida. Verifica-se que a participação na Liga Acadêmica e no evento por ela desenvolvido conduziu para um olhar pesquisador mais apurado e técnico, proporcionou o treino da escrita acadêmica, exposição e oratória e permitiu maior familiarização com o campo da pesquisa científica, antes visto como intimidante. Esses processos fortaleceram a valorização, segurança e reconhecimento das competências pessoais. Ademais, possibilitaram a construção de uma rede de conexões acadêmicas, promovendo um intercâmbio de conhecimentos. É possível concluir, portanto, que a liga acadêmica atua como uma ferramenta relevante para a vida estudantil, visto que expande os repertórios de pesquisador e impulsiona o acadêmico para o reconhecimento de suas potencialidades.