A METODOLOGIA ATIVA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

  • Franciely Aparecida Vaz Dantas Leal Universidade Estadual de Londrina
  • Suellen Matos Cesar Esteves Universidade Estadual de Londrina
  • Igor de Santi Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Jenifer Ivonete Santos Rego Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Metodologias ativas, rotação por estações, misturas

Resumo

As metodologias ativas de ensino são estratégias inovadoras que objetivam estimular o protagonismo dos estudantes e tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo. Quando o estudante se envolve no aprendizado, ele desenvolve o exercício da autonomia, estimulando o trabalho colaborativo e o respeito, tendo o professor um importante papel como mediador da aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi utilizar a metodologia ativa rotação por estações e o estudo investigativo para a realização de uma aula prática sobre os tipos de separação de misturas. Para a realização da atividade os estudantes foram separados em grupos com 4 ou 5 alunos. No laboratório de ciências foram preparadas 6 “estações” cada uma com misturas diferentes. Em cada estação os estudantes podiam consultar um material preparado previamente com os possíveis tipos de misturas a serem utilizados. Após observarem as misturas, cada grupo testava a hipótese sugerida para melhor realizar a separação. Os estudantes tinham como instrumentos: ímãs, peneiras, funil com filtro, pinças e um funil de decantação. Ao final de cada estação os grupos descreveram os resultados obtidos em um relatório previamente preparado. A aplicação da prática contou com a participação dos alunos do Projeto PIBID do curso de Ciências Biológicas. Ao final da atividade os estudantes relataram suas experiências e como a atividade prática pôde colaborar com a aprendizagem relacionada ao tema proposto.

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Publicado
2024-11-26