APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E SEUS IMPACTOS NAS PESQUISAS EM SIMULAÇÕES E JOGOS DE EMPRESAS

  • Gustavo Fantim de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Valdete de Oliveira Mrtvi Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Kaname Westphal Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: jogo de empresas, simulação, aprendizagem baseada em jogos

Resumo

Embora a presença dos jogos seja amplamente reconhecida no campo do entretenimento, o impacto dessas plataformas tem se estendido para outros domínios, principalmente na educação. Na área de gestão, destacam-se às simulações e os jogos de empresas, sendo que o campo de estudos que abrange os jogos de empresas e simulações nesse contexto é caracterizado pela sua ampla variedade de pesquisas e que são originadas das experiências de docentes/pesquisadores de áreas como administração, educação, engenharia da produção, ciência da computação e contabilidade. Essa variedade de áreas de pesquisa é acompanhada pela dispersão das publicações em diferentes periódicos e anais de eventos (Mrtvi et al., 2017) e pela diversidade de teorias de aprendizagem que embasam essas pesquisas. Assim, o objetivo do estudo foi identificar as contribuições das abordagens da aprendizagem baseada em jogos (Plass, Homer e Kinzer, 2015) para a pesquisa em simulações e jogos de empresas. A partir da revisão da literatura, identificou-se que nas simulações de jogos de empresas, a abordagem cognitiva é traduzida pelo processamento de informações sobre o mercado e o desempenho da empresa permite que os participantes construam modelos mentais para tomada de decisão e análise dos resultados. A abordagem motivacional é impulsionada pelo feedback contínuo e autonomia dos participantes, enquanto a abordagem afetiva mantém os estudantes emocionalmente engajados, particularmente pela dimensão lúdica dessas atividades. A colaboração entre os participantes reflete a abordagem sociocultural , em que a troca de conhecimento e a resolução de problemas em equipe impulsionam o aprendizado.

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Publicado
2024-11-26