EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: GRUPO DE ESTUDOS COMO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEL
Resumo
Com o aumento do ingresso de estudantes com deficiência em razão da reserva de vagas instituída em 2022, os professores aumentaram a demanda por formação continuada para atendimento a estes estudantes. Desta forma, a PROGRAD, por meio do NAC, formalizou um projeto de pesquisa em ensino intitulado “Estudos Para Educação Especial No Ensino Superior: Possibilidades para Estudantes Com Transtornos Funcionais Específicos, Deficiência e Altas Habilidades/ Superdotação” com o objetivo de capacitar o professor universitário sobre estratégias e suportes que o estudante público-alvo da Educação Especial demanda, por meio de estudos disponíveis na literatura que relatam as possibilidades de intervenção e suporte no Ensino Superior. Os encontros acontecem mensalmente na PROGRAD, e os temas a serem discutidos são definidos a cada encontro. Para a discussão, um dos membros fica responsável por fazer a seleção do texto principal e complementar e os demais ficam responsáveis por apresentar contraponto, fomentando o debate. Até o momento foram realizados 10 encontros com temas variados de interesse para as práticas docentes no suporte aos estudantes atendidos. A partir dos encontros, foi possível repensar adaptações pedagógicas, colocar em prática novas metodologias e aumentar a troca de experiências entre os participantes. Destaca-se nesses encontros a baixa adesão dos docentes ao grupo de estudos sendo a maior participação de estudantes de graduação e pós-graduação e de agentes universitários diretamente ligados ao suporte aos estudantes público-alvo da educação especial. Como encaminhamentos, estuda-se estratégias para aumentar a divulgação e a possibilidade de adequar os horários de realização dos encontros.