EDUCAÇÃO SOMÁTICA: CORPO ATOR

  • Gabriel Júnior dos Reis Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Tereza Margarida Morini Vine Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação somática, propriocepção, movimento

Resumo

O campo da Educação Somática é abrangível com diversas técnicas teóricas-práticas afim de desenvolver a propriocepção do corpo humano. Nas artes cênicas, utiliza-se de pedagogias para a auto-investigação do movimento do corpo, ou seja, através de técnicas para o treinamento pré-expressivo do intérprete (ator, bailarino, performer). Com o objetivo de estudar e aprofundar o trabalho de consciência corporal para o ator, através do desenvolvimento da prática, pude compreender que a Educação Somática abrange diversos métodos afim de investir na apropriação perceptiva do corpo para promover: propriocepção, descondicionamento gestual, melhora na coordenação motora, aumento da capacidade de concentração, prevenções a disfunções musculoesqueléticas e desenvolver o potencial de expressão através de suas percepções e emoções. Seguindo assim, o processo de aprendizado de corporeidade se deu através do conceito de corpo enquanto experiência. A pesquisa se desenvolveu também nos estudos da prática da técnica Klauss Vianna, que mesmo sendo voltada para dança, os exercícios são usados no teatro. Para tanto, o trabalho realizado teve como base o estudo teórico-prático de técnicas da Educação Somática tanto como objeto teórico de pesquisa e aprofundamento do meu conhecimento nas disciplinas do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e no desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-28