ENSINO DE SEMIOLOGIA: UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

  • Giovanna Guerra Secorun Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Onofre Thomaz Ramalho Universidade Estadual de Londrina
  • Giovana Takeshita Itimura Universidade Estadual de Londrina
  • Fatima Mitsie Chibana Soares Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: semiologia pulmonar, atividades teórico-práticas, formação médica, pneumologia

Resumo

O estudo semiológico é fundamental na prática médica, englobando conhecimentos para análise e interpretação durante a avaliação clínica de um paciente. A semiologia abrange tanto a coleta de informações durante a anamnese quanto as técnicas realizadas no exame físico. Sendo assim, esse estudo é essencial para a formulação de hipóteses diagnósticas e para a condução de um tratamento eficaz, sendo uma base central para a prática clínica. No Grupo Pulmonare, esses conhecimentos são a base para o atendimento ambulatorial promovido pelos estudantes. Sendo assim, o objetivo do ensino sobre esse tema é expandir os conhecimentos de semiologia a nível pulmonar, melhorando os atendimentos e a compreensão dos estudantes acerca dos principais problemas que acometem o sistema respiratório. Para isso, em abril de 2024 foi promovida uma aula teórico-prática sobre semiologia respiratória abordando os princípios básicos dessa semiotécnica, descrevendo a inspeção, palpação, percussão e ausculta pulmonar, com a participação de 25 alunos de medicina da UEL. Além disso, os estudantes puderam praticar todas essas técnicas, com o auxílio de 6 monitores, consolidando assim o conhecimento teórico adquirido. Foram realizados dois questionários para os alunos, com as mesmas perguntas referentes ao tema, sendo um aplicado antes da aula e outro depois. Como resultado, 23 estudantes participaram do primeiro questionário, com 69,6% de respostas corretas. Já, no segundo questionário, que foi aplicado após a aula, obteve-se 85,3% de acertos, com a participação de 19 estudantes. Diante desse aumento no número de acertos, nota-se o impacto positivo do ensino teórico-prático no aprendizado dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-28