INCLUSIVAMENTE: GRUPO DE APOIO PARA AUTISTAS DA UEL

  • Mariana Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Nicolle Teodoro de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Alves Gabriel Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara de Freitas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Universidade, Ensino Superior, Habilidades Sociais, Sexualidade, Relacionamentos, Análise do Comportamento

Resumo

Os desafios acadêmicos e sociais permeiam a experiência do autista universitário, e o desenvolvimento de habilidades sociais tem se apresentado como uma estratégia importante para a inclusão dessa população ao ensino superior. Dessa forma, o NAC, em parceria com o PGAC, fundou o “Inclusivamente”, com o objetivo de ampliar os atendimentos dos autistas da UEL. A primeira iniciativa do grupo foi o “Inclusivamente: Habilidades sociais para universitários autistas”, um grupo quinzenal que procura promover compartilhamentos e partilha e expandir o repertório comportamental dos autistas com um treinamento de habilidades sociais relacionadas ao meio acadêmico. No seu segundo ano, o grupo de 2024 está em andamento, promovendo encontros que dialogam com os temas: assertividade, bullying, autoconfiança, apresentação de trabalhos, trabalho em equipe, fazer/responder perguntas, iniciar/manter/encerrar conversas, e humor, ironia e sarcasmo. Com 38 inscritos e frequência média de 7 pessoas por encontro, o grupo contará com 10 encontros quinzenais. Os resultados positivos já estão sendo percebidos, com os integrantes engajados e compartilhando experiências vivenciadas. Como resposta à necessidade expressa pelos membros de expandir os assuntos para além do conteúdo acadêmico, foi criado, com o apoio de um psicólogo voluntário especialista, um segundo grupo, o “Inclusivamente: Relacionamentos e Sexualidade”. Para ele, foram planejados 8 encontros quinzenais, com início em outubro. Espera-se que a iniciativa Inclusivamente possa se tornar um apoio relevante à inclusão do universitário autista da UEL, desenvolvendo habilidades e promovendo um espaço seguro de aceitação e partilha, livre de julgamentos e capacitismo.

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Publicado
2024-12-02