MENTORIA: UMA MODALIDADE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
O Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) trabalha na remoção e minimização de barreiras físicas, metodológicas e atitudinais, oferecendo apoio educacional aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Desde 2020, o NAC implementou a Mentoria Especializada como modalidade de Atendimento Educacional Especializado, visando o desenvolvimento de competências acadêmicas. Inicialmente disponível para todos os estudantes cadastrados no NAC, a iniciativa passou a ser prioritária para os ingressantes por meio da reserva de vagas, após a Lei Estadual N.º 20.443/2020 e aumento do número de estudantes com deficiência. Os atendimentos duravam, em média, uma hora e ocorreram na Pró-Reitoria de Graduação, Biblioteca Central e Centros, com frequência semanal ou quinzenal, de forma presencial, online ou assíncrona. As mentorias foram realizadas por estagiárias de Pedagogia e Psicologia do NAC, além de estagiárias do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. No primeiro semestre do ano letivo de 2024, foram atendidos 20 estudantes, que trabalharam, conforme suas demandas, habilidades de organização, comunicação com docentes e pares, uso do portal do estudante e esclarecimento sobre os órgãos de apoio da UEL e outras competências universitárias. Entre os atendidos, 50% resolveram suas demandas em média com 4 encontros, enquanto os outros 50% seguiram na mentoria devido à necessidade de maior suporte. O acompanhamento mostrou que esse suporte individualizado ajudou estudantes com deficiência a entender melhor a rotina universitária, melhorando sua adaptação e enfrentamento. Concluiu-se que a oferta de suporte individualizado foi relevante e atendeu à necessidade de apoio especializado para esses estudantes.