PROJETO SUSTENTABILIDADE E REAPROVEITAMENTO NA PRÁTICA: PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO COMO ESTRATÉGIA DE REAPROVEITAMENTO
Resumo
No âmbito da sustentabilidade, a economia circular sugere que os materiais não devem ser descartados para diminuir a geração de resíduos e seus impactos ambientais e sociais. Esses materiais devem ser reaproveitados ou reciclados. Entende-se que a escola seja um lugar para que a sustentabilidade seja inserida como processo no processo de formação de cidadãos, assim como previsto no no Art.32 LDB, que afirma que o ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a compreensão do ambiente natural e social. Assim, foi proposta uma oficina de produção de sabão caseiro para os alunos dos 9º anos. Durante as aulas teóricas, os alunos responderam questionários abordando os temas que fariam parte da oficina: resíduos, reaproveitamento de resíduos e sustentabilidade, termos discutidos posteriormente, durante a atividade. Nesta oficina, o óleo de cozinha da escola foi o resíduo escolhido pois é comum no dia a dia dos alunos, o que permitiu que o conhecimento construído em sala de aula se aproximasse da realidade. O sabão caseiro foi produzido pelos próprios alunos no laboratório de Ciências. Nas discussões feitas após a atividade, percebeu-se que a oficina evidenciou positivamente os alunos quanto à reutilização do óleo, entretanto, ainda houve pouca compreensão dos aspectos mais amplos como o reaproveitamento. Sabe-se que a compreensão da complexidade de questões ambientais tem relação com a participação do cidadão em atividades sustentáveis e, desta maneira, pode-se concluir a importância de que a escola tivesse mais ações relacionadas à sustentabilidade por meio do tratamento de resíduos.