(RE)CONSTRUÇÃO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Os professores enfrentam diversos desafios diariamente, independente do seu tempo de formação. A disciplina de Geografia enfrenta dificuldades metodológicas para disseminação do conhecimento e nos últimos anos a criação e aplicação de jogos didáticos desde a formação do professor vem sendo uma estratégia diferenciada para motivação do educando em sala de aula, tornando a aprendizagem mais dinâmica. O objetivo deste trabalho é apresentar como a criação de um jogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Geografia, especificamente na localização dos principais países do mundo, aprendizagem de coordenadas geográficas e conhecimentos gerais dos mais diversos países. Através da utilização do jogo Batalha Naval, foram produzidas 10 bases cartográficas para realização da atividade em grupos, além da utilização de “pinos” para demarcarem a coordenada geográfica designada e a diferenciação por cor para separar em times durante a aplicação da atividade. O jogo foi aplicado durante o projeto de Residência Pedagógica no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL) com estudantes do 1º ano do ensino médio e pode-se notar que todos os estudantes participaram integralmente, desafiando-se a partir da realidade vivida de forma dinâmica e interativa, onde as perguntas que antes pareciam complexas em formas de ensino tradicionais puderam ser trabalhadas de maneira lúdica e com um nível de aprendizagem superior, conforme avaliação dos próprios estudantes. Nesse sentido, o jogo passa a compor um plano de ensino diferenciado e sugere-se que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola, junto às mais diversas linguagens que auxiliam no processo de aprendizagem.