A HABILIDADE DE COMPARAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAR DA CRIANÇA
Resumo
Este texto visa apresentar os resultados do subprojeto de pesquisa em Pedagogia, vinculado ao do Programa PIBID e desenvolvido no CEI Campus UEL. O subprojeto tem por objetivo analisar a experiência do olhar da criança e sua relação com o pensar na Educação Infantil. Procurou-se investigar concepções de olhar, buscando elementos conceituais para evidenciar como este processo ocorre nas atividades educacionais. Por outro lado, o projeto procura organizar experiências pedagógicas para avaliar as possibilidades e resultados de trabalho com o desenvolvimento do olhar na Educação Infantil. Desta forma, o projeto procura compreender a importância do olhar como comportamento filosófico, que contribui para aprimorar a visão social da criança e sua experiência ética e democrática. A metodologia consiste em fazer um estudo bibliográfico tomando como referência a filosofia da infância de Mathew Lipman. Inclui também pesquisa de campo com observações participantes, leituras e estudo dirigido com participação nas atividades de Projeto de Pesquisa relacionado, planejamento de ações de trabalho e intervenções didático pedagógicas. Apresentaremos uma das intervenções realizadas, a partir do conteúdo curricular que trata dos animais, em que analisa-se imagens dos olhos como forma de identificar os animais. Os resultados obtidos com essa atividade foram significativos, visto que as crianças conseguiram identificar os animais e compreender que cada animal enxerga o mundo de uma maneira peculiar. O trabalho proporcionou reflexões sobre as diferentes formas de olhar de pessoas e a importância de se respeitar o modo de ver o mundo de cada um.