A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Camila Nagy Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Galdino Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Observação, Dinâmica escolar, Formação inicial

Resumo

A relação professor aluno muitas vezes pode ser compreendida pelo processo da observação. A proposta deste trabalho é apontar o contexto e a realidade da observação em sala de aula, por meio do programa Residência Pedagógica com duas turmas de 9º ano do Colégio Estadual Marcelino Champagnat localizado no centro da cidade de Londrina-PR. Bem como justificar a importância da observação das aulas do professor regente, para a formação inicial de professores. Apresentando a importância da observação para a compreensão da dinâmica em sala de aula com base no papel do professor, e o desempenho entre diferentes turmas. A formação inicial de professores é muito pautada na teoria, disciplinas que induzem como é uma sala de aula, como funciona o desenvolvimento dos alunos, a importância de linguagens alternativas, dentre outros fatores. Os cursos de licenciatura possuem estágios obrigatórios que em suma são importantes para a compreensão da dinâmica de uma sala de aula, mas por vezes não é o suficiente. Com o Residência Pedagógica pode-se ter uma contato maior com a escola, os alunos, o professor e a sala de aula, o que de fato é extremamente importante para alunos graduandos que desejam seguir carreira como educadores. Experiencias são adquiridas com oportunidades, e a oportunidade que o Residência Pedagógica oferece é fundamental para que futuramente se tenham professores mais preparados, com um conhecimento maior sobre a sala de aula, e até mesmo o funcionamento e a dinâmica da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-17