A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Jaqueline de Paula Sabino Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaela Vieira Naiwerth Universidade Estadual de Londrina
  • Claudio Francisco Galdino Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação de professores, aprendizado, capacitação

Resumo

A Residência pedagógica tem sido importante para os graduandos no sentido de oferecer um período maior de vivência em sala de aula, assim como os estágios de observação e regência são pontos essenciais no processo de formação do professor, a Residência Pedagógica vem para somar oferecendo oficinas de capacitação e debates. Possibilitando a atuação do graduando em sala de aula, juntamente com o professor regente, desta forma, aprimorando ainda mais sua experiência e didática. O objetivo deste trabalho é mostrar o quanto o projeto Residência Pedagógica pode contribuir para o processo de formação do professor, considerando todas as atividades as quais ela abrange. Tais atividades ocorreram, tanto no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, quanto na Universidade Estadual de Londrina, e se concretizaram por meio de oficinas de capacitação, observações, planejamento e aplicações de aulas e, correções de provas. Todas essas atividades resultaram em um maior contato com a sala de aula, maior segurança em relação a aplicação dos conteúdos e debate com os alunos. Fazendo um comparativo em relação aos estágios de observação e regência, é possível perceber uma certa familiarização com a escola e, isso traz segurança ao futuro professor que, acaba por melhorar o seu desempenho em sala. Em outras palavras a Residência Pedagógica possibilita ao graduando um contato maior com a sua futura área de trabalho, o que o deixa mais à vontade proporcionando a ele experiências mais completas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-17