A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Resumo
As práticas docentes ofertadas durante o período de graduação preparam o estudante de licenciatura para a profissão, aproximando-o da vivência escolar e permitindo que ele observe as diferentes realidades e particularidades encontradas neste ambiente; A residência pedagógica e o estágio de observação docente, juntos, formam um aporte teórico e metodológico qualificado, de extrema significância para os graduandos. O presente trabalho busca elencar essas práticas vividas e as contribuições que ambas tiveram na formação acadêmica. O estágio de observação ocorreu no Colégio Estadual Newton Guimarães, no período de 20 de agosto a 04 de setembro de 2019, e o programa de Residência Pedagógica ocorreu no Colégio Estadual Hugo Simas e Instituto de Ensino Estadual de Londrina. A Residência proporcionou uma vivência prévia de sala de aula, assim, no momento da aplicação da Oficina no estágio de observação a prática ocorreu com naturalidade, visto que havia experiências de diferentes práticas anteriores à mesma – todas realizadas com o Ensino Fundamental. A Oficina consistiu na aplicação de um bingo geográfico em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, tendo como tema principal os Aspectos Físicos do Estado do Paraná. O trabalho aconteceu em duas aulas, e como material utilizamos um Atlas do Estado do Paraná. Na primeira os alunos se reuniram em duplas para utilizarem o atlas conforme nossa orientação, com observações e espacializações, e na segunda utilizaram o material para encontrar a resposta do conceito sorteado, assim, aprendendo de uma maneira lúdica a Geografia do Paraná e trazendo experiências para as estagiárias.