A PERGUNTA COMO ATIVIDADE FILOSÓFICA NA INFÂNCIA: A SALA DE AULA COMO COMUNIDADE INVESTIGATIVA

  • Marcella Caroline Duarte Sposito Vacario Universidade Estadual de Londrina
  • Otília Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Infantil, Pergunta, Infância, Comunidade de investigação

Resumo

Ao compreender a importância do ato de perguntar na sala de aula para a formação de uma comunidade investigativa, viu-se a importância do estudo da pergunta como atividade filosófica das crianças, principalmente quando se tem enraizado nos pensamentos engessados da atualidade de que a criança não faz filosofia. A partir das compreensões tomadas, o objetivo principal desse estudo é compreender o ato de perguntar como comportamento filosófico na infância para pensar a prática educativa na Educação Infantil atrelado às atividades desenvolvidas no PIBID, programa vinculado ao Centro de Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia desse estudo consiste em estudos bibliográficos baseados em Matthew Lipman. Além disso, inclui pesquisa de campo com observações participantes, leitura e estudo dirigido com a participação do estudante do Grupo de Estudo, planejamento de ações de trabalho e intervenções didáticos pedagógicos. Os resultados obtidos da pesquisa em questão foram o progresso na participação das crianças na sala de aula que passaram de um caráter espectador para investigadores da realidade na medida em que aperfeiçoaram a capacidade de perguntar. Para a minha formação como estudante e futura pedagoga ampliou o entendimento de que o comportamento filosófico está presente na infância por meio de seus questionamentos buscando sentidos. Em vista dos argumentos apresentados e dos os aspectos observados em campo, entendeu-se a importância da pergunta na formação da comunidade investigativa que se tornou real junto à atividade de planejar e avaliar tendo em vista o aprimoramento do ato de perguntar.

Publicado
2020-09-17