A UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA APLICADA À APRENDIZAGEM DE PROTOZOÁRIOS NO 7º ANO

  • Alicya Martins Bertoli Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Moreira Januzzi Universidade Estadual de Londrina
  • Giovana Neves Silva Universidade Estadual de Londrina
  • João Vinicius Santos Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Iasmin Isla Grego dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem significativa, UEPS, metodologia

Resumo

O uso de metodologias alternativas de ensino é cada vez mais necessário, já que no ensino tradicional o papel do aluno fica restrito somente à recepção e armazenamento de informações. De encontro a essa proposição, a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) é empregada para desenvolver metodologias que promovam nos alunos o desejo por aprender de forma efetiva. Diante dessa necessidade, somada à percepção de que as metodologias tradicionais utilizadas resultam na pouca apropriação dos conteúdos, o estudo objetiva desenvolver e avaliar uma proposta didático-metodológica baseada na teoria cognitivista de Marco Antônio Moreira. Foi elaborada uma unidade didática para o tema “Protozoários” para o Ensino Fundamental ll, de modo a avaliar como a aplicação de uma UEPS contribui para a aprendizagem de forma significativa. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL), no período vespertino durante as aulas de Ciências nos 7º Anos C e D. O trabalho seguiu os passos descritos por Moreira, iniciando com coleta dos conhecimentos prévios dos alunos, introdução do conteúdo, a partir de conceitos gerais em direção à caracteres complexos, dividido por discussões entre alunos para assimilação do conteúdo. Os dados referentes aos conhecimentos prévios mostraram que os alunos tinham pouco ou nenhum conhecimento, quando questionados sobre o conhecimento acerca da definição Protozoários, foram obtidas respostas como: “Bactérias”; “Células” e “Não sei”. É esperado que, após a aplicação da UEPS, seja possível observar a aprendizagem de forma significativa, onde o aluno seja capaz de responder questionamentos mais complexos que os iniciais.

Publicado
2020-09-17