A UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Resumo
Desde os primórdios da Terra as imagens estão presentes em nosso cotidiano. Os desenhos feitos por homens pré-históricos nas cavernas por exemplo, representam seus rituais, crenças, conhecimentos, entre outras características da vida naquela época. Nos dias atuais, diante de um desenfreado avanço tecnológico há uma grande circulação de imagens na internet, denominadas memes, as quais são elaboradas com o intuito de transmitir um conteúdo ou informação de forma bem-humorada (CAVALCANTI, LEPRE, 2018). No Ensino de Química, compreendemos que os memes podem ser utilizados como fontes de ideias para o raciocínio analógico, ou seja, um recurso didático que permite estabelecer relações entre o que está representado na imagem (domínio que lhes é familiar) e o conceito científico que se busca compreender (domínio que lhes é desconhecido) (SOUZA et al., 2014). Assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma proposta didática embasada na utilização de memes para o ensino de ligações químicas. A referida proposta trata-se de uma sequência de ensino composta por 7 aulas organizada com base na abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011). O primeiro momento, a Problematização Inicial, inicia-se com a apresentação de um meme que representa a formação de uma ligação química com o intuito de identificar as ideias prévias dos alunos sobre esse conteúdo. As respostas por eles fornecidas serão o ponto de partida para o segundo momento pedagógico, a Organização do Conhecimento, em que serão discutidos os princípios para a ocorrência de ligações químicas e os tipos de ligações, iônica e covalente. No terceiro momento, a Aplicação do Conhecimento, será realizada uma atividade que envolve a interpretação de dois memes, sendo que um deles representa a ligação iônica e o outro a covalente. Será solicitado que eles indiquem o tipo de ligação que cada um representa, bem como os aspectos que estão representados na imagem que estão de acordo com a teoria das ligações químicas. Compreendemos que a utilização de memes no ensino de Química se apresenta como uma estratégia inovadora e promissora para a aprendizagem, pois, além de favorecer o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), estimula o raciocínio analógico dos estudantes a medida que constroem modelos para um dado conceito a partir da relação entre o que está representado na imagem e uma teoria científica.