AS PLURALIDADES FRENTE A REPRESENTATIVIDADE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Resumo
A oficina pedagógica aqui retratada surgiu num cenário pós-eleições federais, oriunda da necessidade de averiguar como o sistema democrático brasileiro representa a população desse país, no que diz respeito aos cargos ocupados pelos candidatos eleitos, frente as pluralidades de nossa sociedade. O objetivo foi trabalhar com os estudantes a grande lacuna existente entre os políticos que (não) representam os grupos e classes da população, criando uma discussão sobre a falta de políticas públicas para os grupos socialmente excluídos, marginalizados ou tidos como minorias sociais. Utilizou-se como metodologia uma oficina pedagógica que contou com uma dinâmica de interação, para perceber as pluralidades existentes entre os estudantes da turma, pensando nelas em uma escala nacional, uma apresentação e análise de dados demográficos, bem como imagens, para perceber quais são esses grupos, quantos são em nossa sociedade e como e quanto estão representados nos cargos políticos/públicos federais. Durante as experiências e diálogos trocados, ocorreram debates sobre a importância de se trabalhar maneiras para alcançar uma maior representatividade na política brasileira. Tivemos como resultado a conscientização dos alunos a cerca da falta de representatividade que existe dentro do congresso brasileiro e quais os problemas que essa falta pode acarretar, vendo que aqueles que não possuem representatividade acabam sofrendo o maior processo de opressão no país. Concluímos a grande necessidade de se tratar temas que representem todas as pluralidades que existem dentro da sociedade na sala de aula, com o objetivo de diminuir essas lacuna de representatividade que existe no nosso país, não apenas em meios políticos mas em diversos outros contextos da sociedade onde ainda se necessita de representação.