ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Resumo
Em 2018 fui contemplada com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência), junto à disciplina de Educação Física, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o projeto multidisciplinar, utilizando o jogo como instrumento pedagógico nas aulas de Geografia. Com isso, foi possível desenvolver, em 2019, com os pibidianos, em duas escolas estaduais de Londrina-PR, dinâmicas e jogos envolvendo os diversos conteúdos geográficos para aplicar com as turmas de 6º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Entre as atividades e jogos elaborados ou em processo de construção, utilizados para introdução ou término de conteúdos destacam-se: vídeos, quebra-cabeça, cruzadinha, caça-palavras, dominó geográficos, jogo da memória, perfil geográfico, jogo de tabuleiro, carta enigmática, jogo da velha, jokenpo, sudoku, tetris, trilha geográfica, jogo do mico, cobras e escadas, quiz com mapas, giz e linha, além do uso de aplicativos como o kahoot, entre outros. Outra atividade desenvolvida envolve a participação dos próprios alunos na construção desses jogos de acordo com a temática trabalhada. Neste caso, a atividade está sendo realizada com alunos do 1 ano do ensino médio, de uma das escolas, com o tema problemas ambientais e comunidades indígenas. Como resultados tem-se que com uso dessas dinâmicas os conteúdos de geografia tornaram-se mais significativos para os alunos, pois houve grande participação nas atividades com jogos, mesmo daqueles alunos que se apresentam mais tímidos ou que mostram ter dificuldade com os conteúdos abordados.