ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

  • Julia Luciana Pereira das Dores Okamura Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, jogos, geografia, ensino

Resumo

Em 2018 fui contemplada com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência), junto à disciplina de Educação Física, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o projeto multidisciplinar, utilizando o jogo como instrumento pedagógico nas aulas de Geografia. Com isso, foi possível desenvolver, em 2019, com os pibidianos, em duas escolas estaduais de Londrina-PR, dinâmicas e jogos envolvendo os diversos conteúdos geográficos para aplicar com as turmas de 6º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Entre as atividades e jogos elaborados ou em processo de construção, utilizados para introdução ou término de conteúdos destacam-se: vídeos, quebra-cabeça, cruzadinha, caça-palavras, dominó geográficos, jogo da memória, perfil geográfico, jogo de tabuleiro, carta enigmática, jogo da velha, jokenpo, sudoku, tetris, trilha geográfica, jogo do mico, cobras e escadas, quiz com mapas, giz e linha, além do uso de aplicativos como o kahoot, entre outros. Outra atividade desenvolvida envolve a participação dos próprios alunos na construção desses jogos de acordo com a temática trabalhada. Neste caso, a atividade está sendo realizada com alunos do 1 ano do ensino médio, de uma das escolas, com o tema problemas ambientais e comunidades indígenas. Como resultados tem-se que com uso dessas dinâmicas os conteúdos de geografia tornaram-se mais significativos para os alunos, pois houve grande participação nas atividades com jogos, mesmo daqueles alunos que se apresentam mais tímidos ou que mostram ter dificuldade com os conteúdos abordados.

Publicado
2020-09-17