ATUAÇÃO DOCENTE E O ALUNO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho procura apresentar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (RP) ao estudante de graduação, por meio das experiências vivenciadas na escola. Neste sentido, busca-se a compreensão da importância RP para a formação da identidade da ação docente do aluno em formação. Partiu-se da problematização: Quais contribuições da RP para a construção da identidade docente do graduando em Pedagogia? No intuito de responder a este questionamento, objetivou-se a análise da contribuição da RP para o delineamento da prática pedagógica do estudante de graduação. A análise foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina – PR, a RP possibilitou a aproximação com o campo por meio de experiências como: observações feitas na escola durante as atividades, que possibilitaram perceber a criança e sua atividade principal em cada período do desenvolvimento; o planejamento e execução das intervenções, bem como a necessidade dos conhecimentos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Isso possibilitou a aproximação com textos estudados, sobre a periodização do desenvolvimento (PASQUALINI, 2016; TULESKI & EIDT, 2016; CHEROGLU & MAGALHÃES, 2016; CHAVES & FRANCO, 2016; LAZARETTI, 2016; MELLO, 2019) e documentos oficiais DCNEI (BRASIL, 2010) e BNCC (BRASIL, 2017) ) A experiência na RP permitiu: o contato com a realidade na escola; desenvolver a percepção por meio da observação; perceber o desenvolvimento infantil, atentando para as particularidades das crianças. Diante dessas contribuições, salienta-se a RP como uma relevante fonte de experiência para a formação do aluno de graduação, trazendo elementos para sua futura ação docente, contribuindo para a articulação necessária entre prática e teoria.