ATUAÇÃO DOCENTE E O ALUNO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Magna Akemi Mizuno Universidade Estadual de Londrina
  • Jacqueline Oliveira Jovanovich Universidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência pedagógica, formação docente, prática docente

Resumo

Este trabalho procura apresentar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (RP) ao estudante de graduação, por meio das experiências vivenciadas na escola. Neste sentido, busca-se a compreensão da importância RP para a formação da identidade da ação docente do aluno em formação. Partiu-se da problematização: Quais contribuições da RP para a construção da identidade docente do graduando em Pedagogia? No intuito de responder a este questionamento, objetivou-se a análise da contribuição da RP para o delineamento da prática pedagógica do estudante de graduação. A análise foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Londrina – PR, a RP possibilitou a aproximação com o campo por meio de experiências como: observações feitas na escola durante as atividades, que possibilitaram perceber a criança e sua atividade principal em cada período do desenvolvimento; o planejamento e execução das intervenções, bem como a necessidade dos conhecimentos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Isso possibilitou a aproximação com textos estudados, sobre a periodização do desenvolvimento (PASQUALINI, 2016; TULESKI & EIDT, 2016; CHEROGLU & MAGALHÃES, 2016; CHAVES & FRANCO, 2016; LAZARETTI, 2016; MELLO, 2019) e documentos oficiais DCNEI (BRASIL, 2010) e BNCC (BRASIL, 2017)  )  A experiência na RP permitiu: o contato com a realidade na escola; desenvolver a percepção por meio da observação; perceber o desenvolvimento infantil, atentando para as particularidades das crianças. Diante dessas contribuições, salienta-se a RP como uma relevante fonte de experiência para a formação do aluno de graduação, trazendo elementos para sua futura ação docente, contribuindo para a articulação necessária entre prática e teoria.

Publicado
2020-09-17