AVALIAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS: O BOSQUE

  • Karina Saori Misunaga Taniwaki Universidade Estadual de Londrina
  • Myllena Santos Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Paloma Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Denise de Cássia Rossetto Januzzi Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: avaliação, áreas públicas, paisagismo

Resumo

Esta pesquisa procura avaliar o espaço público conhecido como Bosque, localizado no centro da cidade de Londrina-PR (Brasil) – e busca verificar se este espaço corresponde as reais necessidades da população. Este trabalho pretende verificar se as áreas públicas estão de acordo com as necessidades dos usuários. Procedimentos metodológicos: Dados secundários. Embasamento teórico: pesquisa bibliográfica com estudos em paisagismo, morfologias urbanas, ambiente e comportamento, avaliação do ambiente construído e sobre a história do Bosque. Levantamento de mapas e dados referentes ao local. Levantamento iconográfico. Dados Primários. Levantamento fotográfico no local e complementação das plantas da base empírica. Levantamento morfológico do objeto da pesquisa. Realização de mapas comportamentais. Análise das informações levantadas, dos questionários e dos estudos comportamentais. E avaliação. Com isso, este trabalho buscará contribuir com projetos que possam melhorar os espaços públicos da cidade de Londrina. Para a sua efetivação serão realizados estudos na literatura, relativos à avaliação, paisagismo e histórico de praças. Serão utilizados como método de análise: a leitura do espaço pela autora do trabalho, questionários e mapas comportamentais. A pesquisa se encontra em processo de elaboração (não foi concluída até o presente momento). A pesquisa pretende colher informações que possam contribuir para o processo de crescimento urbano, com uma avaliação que auxilie na utilização adequada das áreas públicas de acordo com a necessidade dos usuários, posteriormente divulgando os resultados em órgãos públicos e em instituições educacionais.

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Publicado
2020-09-17