CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Carolina Rodrigues Milhorini Universidade Estadual de Londrina
  • Isaque Augusto da Silva Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • Jéssica Taynara Moreira Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: primeiros socorros, enfermagem, emergências clínicas

Resumo

Introdução: Os primeiros socorros são procedimentos básicos que devem ser realizados até a chegada do serviço especializado. Crianças e adolescentes estão sujeitas aos acidentes e por isso os professores devem ter consciência de como manejar estas da melhor forma. Objetivo: Relatar a experiência do graduando de enfermagem na capacitação de professores em primeiros socorros.  Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma capacitação em primeiros socorros desenvolvida por alunos do curso de Enfermagem, participantes de um projeto integrado sob a temática de urgência e emergência de uma Universidade Estadual na cidade de Londrina. O público alvo dessa capacitação foram 90 professores do ensino fundamental de um colégio privado, com objetivo de prepara-los para situações adversas cotidianas, como parada cardiorrespiratória (PCR), engasgo e afogamento, avulsão de dente, convulsão, febre etc. Resultados: Os acadêmicos demonstraram dificuldades para transformar a linguagem cientifica em conteúdo leigo, porém este exercício agregou na formação profissional. Na fase de apresentação dos temas, destacou-se o ato de falar para grandes grupos pois aperfeiçoou a habilidade de discursar em público. Os participantes verbalizaram condutas ultrapassadas ou populares e através das atividades ocorreu a substituição destas. As atividades de extensão beneficiam tanto o aluno quanto a comunidade uma vez que os conhecimentos científicos expandem os muros da instituição e alcançam a população de forma clara e objetiva. Conclusões: A experiência possibilitou aprimorar o âmbito acadêmico e profissional dos alunos bem como a preparação dos professores frente a uma situação de emergência.

Publicado
2020-09-18