CLUBE DE CIÊNCIAS: VISÃO DE ALUNOS PARTICIPANTES
Resumo
O Clube de Ciências é uma alternativa complementar às aulas de Ciências da Educação básica, possibilitando uso de laboratórios e centrando suas ações em atividades investigativas. Clubes de ciências são atividades não formais que ocorrem dentro de instituições de educação formal que possibilitam o estreitamento entre professor e aluno bem como potencial para aprendizagem de ciências. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi analisar como participantes de um clube de ciências compreendem as atividades desenvolvidas no clube. No final do ano de 2018 iniciou-se um Clube de Ciências dentro do projeto Residência Pedagógica que desenvolveu atividades teóricas e práticas relacionadas aos conteúdos de ciências. Participam do projeto 25 alunos do Ensino Fundamental que responderam a um questionário de avaliação das atividades do clube. As informações foram organizadas em unidades de análise que indicaram que os alunos têm interesse em mais atividades de reações químicas, das atividades realizadas a que mais foi evidenciada relacionava-se a densidade. Outro aspecto importante foi o interesse dos alunos em continuar no clube no próximo ano com a justificativa de que aprenderam melhor conteúdos de ciências em relação à sala de aula, também apontaram que gostaram do clube porque puderam fazer atividades práticas, experimentos e aprendem novos assuntos científicos. Com isso, pode-se notar que a afinidade dos discentes com a ciência muda positivamente quando se trabalha de maneira mais prática temas que normalmente, no ensino formal, seriam abordados somente em aulas expositivas, ampliando a visão dos estudantes sobre o que é e como se faz ciência.