CONSTRUÇÃO DA HORTA E SUAS VIVÊNCIAS: O OLHAR PARA UM CMEI DE LONDRINA

  • Caroline Rafaela Vieira Rosa Simões Universidade Estadual de Londrina
  • Isabela Petri Scarante Universidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência pedagogia, Horta, Desenvolvimento sustentável

Resumo

A Residência Pedagógica, criada com o intuito de proporcionar aos discentes mais experiências na docência, proporciona novas aprendizagens e interlocução com a teoria. O tema deste trabalho está voltado ao olhar para a construção da horta em um CMEI de Londrina e tem por objetivo exaltar o projeto em desenvolvimento, bem como pelas amplas possibilidades de aprendizagem para as crianças, bem como para as residentes que têm a oportunidade de participar. O projeto envolve a equipe, as crianças, profissionais da secretaria municipal de educação e a comunidade. Ensinar às crianças práticas de sustentabilidade por meio do cultivo da horta e da manutenção da composteira é uma das atividades que merecem destaque. As atividades com a horta iniciaram-se em 2015 e atualmente foi inaugurada na instituição uma horta em formato de mandala, permitindo que as crianças explorarem, plantem, onde possibilite a aproximação entre elas, o cuidado com a terra, e manusear ferramentas que envolvem o cultivo. As diferentes ações são partilhadas pelas crianças, juntamente com seus professores, quando possível seus familiares. Para as residentes a horta é uma oportunidade de aprendizagem, de interação com a escola em geral. Durante o tempo da residência pedagógica é possível desfrutar deste espaço para plantar, colher, propor atividades de culinária e observar as descobertas das crianças em contato com a natureza. Os resultados revelam um CMEI preocupado com o discurso do meio ambiente e de fato envolvido em ações no cotidiano que possibilitam o acesso à terra, alimentos saudáveis e encontro criança-natureza. 

Publicado
2020-09-18