CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁDICO E FERRAMENTA ESSENCIAL PARA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO PERMANENTE

  • Ana Julia Furlan da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • André Luís Fonseca Machado Ennes Universidade Estadual de Londrina
  • Bianca Carvalho Silveira Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Seixas Ciganha Universidade Estadual de Londrina
  • Érica Araújo de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Salmen Universidade Estadual de Londrina
  • Lisiane Artico Bigarani Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Emi Tanaka Universidade Estadual de Londrina
  • Evelise Ono Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Odontologia, Interpretação Radiográfica, Material Didático

Resumo

Os materiais didáticos passaram a adquirir significados importantes na concretização de novas propostas educacionais. Entretanto, deve-se considerar o perfil dos estudantes atuais, que possuem acesso a informações globalizadas e instantâneas, nas mais variadas mídias, muitas vezes, mais atraentes do que as formas apresentadas pelos professores. Assim, quanto mais diversificado o material, mais nos aproximamos das diferentes realidades dos estudantes e dos estilos de aprendizado. Neste projeto, o objetivo é propiciar acesso a informações técnicas atualizadas por meio de material didático interativo e dinâmico, buscando potencializar o aprendizado e a formação profissional. Como parte deste projeto, está sendo desenvolvido um atlas de interpretação radiográfica das lesões intra-ósseas. Após seleção de imagens radiográficas de tais lesões, a partir dos arquivos da Clínica Odontológica Universitária (em associação ao projeto de pesquisa 12000, cadastrado na PROPPG desta instituição), tal material está sendo produzido previamente pelo Canva® (um site simplificado de ferramentas de design gráfico, usando um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a fotografias, imagens vetoriais, gráficos e fontes) e posteriormente será transformado em PDF interativo, utilizando-se o software Adobe Indesing®. Então, será disponibilizado na página da área de Radiologia Odontológica da UEL. Como resultado, espera-se que proporcione a interação de conteúdos teóricos com processos didáticos, servindo como fonte de pesquisa e interação didática, com uma nova visão sobre interpretação radiográfica, tanto para a comunidade acadêmica, quanto profissional. Espera-se que, com a organização do conteúdo, as dúvidas frequentes quanto à interpretação radiográfica e diagnóstico por imagem sejam melhor entendidas e esclarecidas.

Publicado
2020-09-18