CONSTRUINDO CONCEITO DE POLÍGONOS: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA RESIDÊNCIA

  • Layza Maria Brandt Mariano Universidade Estadual de Londrina
  • Nabila Iasbek Giroti Universidade Estadual de Londrina
  • Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Triângulos, Quadriláteros, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta uma tarefa a respeito de conceitos de polígonos, desenvolvidos em um 8º ano em uma escola pública estadual de Londrina e faz parte do Programa Residência Pedagógica – Matemática/UEL. A proposta foi desenvolvida para trabalhar o conceito de polígonos e as propriedades dos triângulos e quadriláteros. A primeira etapa, com os estudantes, foi conversar a respeito de conceitos de geometria espacial e, identificar as várias formas poligonais das faces. Em seguida destacou-se as faces triangulares e quadriláteras, para iniciar o estudo das características e propriedades desses polígonos. Após a discussão e reflexões dialogadas com os estudantes, as residentes entregaram para os alunos frases e termos digitados em papel sulfite e recortados. Com essas frases eles construíram um esquema (com algumas características de um mapa conceitual) relacionando as ideias das frases. A atividade envolveu os alunos e possibilitou reflexão na compreensão dos conceitos envolvidos. Alguns esquemas foram selecionados para interpretação, pelas futuras professoras, de como os estudantes organizaram e compreenderam o conteúdo trabalhado.

Publicado
2020-09-18