CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Resumo
A presente pesquisa realizada juntamente com o programa institucional de Bolsas de Iniciação a docência, no CEI Campus UEL deseja apresentar resultados acerca da referida pesquisa. Tem como objetivo abordar e discutir sobre a importância do estudo acerca das especificidades do desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, partindo da perspectiva Histórico-Cultural, que compreende que o desenvolvimento de capacidades tipicamente humanas se dá por meio das relações da criança com um adulto mais experiente, em que a criança será capaz de se apropriar dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Podemos perceber que mediante essa perspectiva, a criança não nasce em um mundo natural, mas sim em um mundo humano, no qual por meio das relações ela vai integrando-se a ele. Diante desse pressuposto, podemos compreender a importância do estudo sobre essa temática, uma vez que precisamos compreender como ocorre o desenvolvimento da criança, entendendo a mesma como um ser em constante transformação. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, com levantamento de referenciais teóricos que abordam a perspectiva Histórico-Cultural. Partindo dessa premissa, buscaremos analisar como esse processo de apropriação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade acontece, e como as práticas educativas que objetivam a o pleno desenvolvimento infantil, contribuem para o aumento do repertório cultural da criança na primeira infância.