CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Renata Cristina Prado Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid David dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Rosa Nakamura Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Sanchez Sorpreso Universidade Estadual de Londrina
  • Thalita Feliciano da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Sayra Jorge Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Luara Tobias Gimenes da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Mayara Barbosa Massoni Universidade Estadual de Londrina
  • Solange Aparecida Luciano Serafim Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento Infantil, Primeira Infância

Resumo

A presente pesquisa realizada juntamente com o programa institucional de Bolsas de Iniciação a docência, no CEI Campus UEL deseja apresentar resultados acerca da referida pesquisa. Tem como objetivo abordar e discutir sobre a importância do estudo acerca das especificidades do desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, partindo da perspectiva Histórico-Cultural, que compreende que o desenvolvimento de capacidades tipicamente humanas se dá por meio das relações da criança com um adulto mais experiente, em que a criança será capaz de se apropriar dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Podemos perceber que mediante essa perspectiva, a criança não nasce em um mundo natural, mas sim em um mundo humano, no qual por meio das relações ela vai integrando-se a ele. Diante desse pressuposto, podemos compreender a importância do estudo sobre essa temática, uma vez que precisamos compreender como ocorre o desenvolvimento da criança, entendendo a mesma como um ser em constante transformação. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, com levantamento de referenciais teóricos que abordam a perspectiva Histórico-Cultural. Partindo dessa premissa, buscaremos analisar como esse processo de apropriação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade acontece, e como as práticas educativas que objetivam a o pleno desenvolvimento infantil, contribuem para o aumento do repertório cultural da criança na primeira infância.

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Publicado
2020-09-18