CRÔNICAS NO ENSINO MÉDIO – UM TRABALHO DE REVISÃO E ORIENTAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO

  • Agna Claudia de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Glaúsula da Silveira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Rita de Cássia Universidade Estadual de Londrina
  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Crônica, ensino-médio, devolutiva

Resumo

O trabalho com as crônicas são de suma importância para o ensino e aprendizagem dos alunos. Além de ser um gênero visto recorrentemente em diversos meios de comunicação, é um gênero cobrado em vestibulares e exames, sendo necessário seu amplo conhecimento tanto com relação à leitura, quanto à produção da crônica. O trabalho realizado tem por objetivo a devolutiva e revisão dos textos produzidos, visando à orientação e correção das crônicas criadas pelos alunos anteriormente, crônicas essas que foram solicitadas na sequência de uma aula expositiva, em que foram abordados os tipos e a estrutura das crônicas. Na atividade solicitada, os alunos tiveram como orientação a produção de uma fotografia sobre a qual a crônica deveria ser produzida. O trabalho de devolutiva foi realizado na sala de aula de uma das turmas de terceiro ano. Havendo como base uma breve exposição sobre os erros mais cometidos pelos alunos na atividade das crônicas com relação à sua estruturação, os alunos foram agrupados em duplas, e suas redações foram trocadas entre si, com isso, deveriam, sob orientação, corrigirem as crônicas de seus colegas. Até o presente momento de criação desse resumo, o trabalho de devolutiva ainda não foi concluído, entretanto, espera-se que os alunos possam, de fato, aprender e apreender na prática e sob outra ótica (de leitor avaliador), tudo o que engloba o gênero trabalhado. Com isso, conclui-se que, apesar de ser um trabalho visivelmente simples, é necessário que o professor busque metodologias eficazes para que o objetivo seja completo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-18