DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Ana Clara de Pontes Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Signori Lonardoniq Universidade Estadual de Londrina
  • Bella Rocxane Martins Figliaggi Universidade Estadual de Londrina
  • Edivardes Henrique Mathias Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Lopes Perosini Universidade Estadual de Londrina
  • João Victor Oga Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Kaori Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Gustavo Ronchin Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Fernando Mercadante Damazio Universidade Estadual de Londrina
  • Neuza Teramon Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Cezar Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: resolução de problemas, raciocínio lógico, problemas desafiadores

Resumo

A disposição para superar as dificuldades que os estudantes dos anos iniciais do curso de Matemática apresentam para resolver problemas constitui no tema central deste projeto de ensino, para tanto serão realizadas ações que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento racional e criativo associado à argumentações consistentes e fundamentadas. Desta forma, este projeto tem por objetivo estimular o raciocínio lógico dedutivo e a criatividade dos estudantes do curso de matemática por meio da resolução de problemas interessantes e desafiadores que possam motivá-los. Este trabalho está em execução, no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina, desde novembro de 2018. Nesta etapa do trabalho, estudantes do curso de Matemática, que se encontram em estágios mais adiantados, foram inseridos neste projeto como colaboradores. Estes estudantes pesquisaram e selecionaram problemas que os mesmos consideraram desafiadores. Além de selecionar os problemas, os participantes apresentaram soluções para os mesmos e tentaram expor soluções diferenciadas. Em um segundo momento, este rol de problemas serão aplicados em oficinas que serão oferecidas principalmente aos alunos ingressantes do curso, utilizando-se a metodologia de resolução de problemas durante o desenvolvimento das atividades. Esperamos que os estudantes envolvidos neste projeto adquiram habilidades importantes como iniciativa, espírito explorador, criatividade, independência, senso crítico, habilidade de elaborar um raciocínio lógico criativo e correto, além de capacidade de argumentação.

Publicado
2020-09-18