ENSINO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DE FORMA LÚDICA E DIVERSIFICADA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
A participação no Programa Residência Pedagógica permitiu o desenvolvimento do projeto “Conhecendo outros países em uma viagem para além da imaginação”. Este foi desenvolvido com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de ensinar conceitos científicos e conteúdos de geografia a partir de experiências lúdicas e diversificadas, relacionando os conceitos cotidianos e científicos. O trabalho foi realizado em uma escola pública totalizando 25 encontros no período de março a julho de 2019. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática envolvendo diversas situações de aprendizagem, atividades lúdicas e desafiadoras, pesquisas, artefatos digitais, literatura infantil, produção de materiais, maquetes com argila, construção de jogos, exposição cultural e gastronômica. Os resultados evidenciaram a participação, o interesse e o envolvimento nas atividades propostas, a apropriação dos conceitos, principalmente nas situações em que as crianças produziam, atuavam e confrontavam o conhecimento cotidiano com o científico em detrimento das situações de reprodução e passividade. Neste sentido, importa destacar que é a transposição dos conhecimentos científicos para as relações diárias que promovem a aprendizagem (VYGOTSKY, 2009). A produção de jogos se constituiu em uma atividade lúdica desafiadora que mediou a formação de conceitos científicos, sendo a atividade que mais motivou as crianças a participarem do projeto. Com essa experiência foi possível entender mais sobre o trabalho docente, tanto em relação ao caminho a ser seguido no que ser refere ao planejamento, quanto ao entendimento de como deve ser prática docente para que a criança se aproprie dos conceitos científicos e se desenvolva.