ENSINO E PESQUISA EM PSICANÁLISE

  • Rebeka Pessoa de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Nogueira Cordeiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: psicanálise, ensino, pesquisa

Resumo

O ensino da Psicanálise na universidade é um desafio tanto para quem leciona quanto para o aluno em formação, pois, apenas, a graduação acadêmica não é suficiente para formar um analista. Para tanto, é preciso estar alicerçado em três pilares: um profundo estudo teórico; supervisão e análise pessoal. Enquanto isso, nas universidades a psicanálise se sustentada pelo ensino, pesquisa e prestação de serviço. A proposta do trabalho ofertada pelo projeto de Ensino e Pesquisa em Psicanálise visa complementar a formação do aluno integrando essas duas formas num savoir-faire em interlocução com produção docente e discente. Isso é realizado por meio de incentivo a pesquisa, a produção e publicação acadêmicas, a trocas entre a graduação e a pós-graduação em encontros no LEPPSI (Laboratório De Estudos E Pesquisas Em Psicanálise). O trabalho realizado nos últimos permitiu à aluna participar de forma ativa em discussões concernentes a pesquisa psicanálise da graduação e pós-graduação, inclusive, de seu próprio trabalho de iniciação científica nos encontros do laboratório. Participou e orientou Rodas de Conversas: Cinema e Psicanálise. Colaborou com a organização e comissão científica de simpósios, jornadas e vídeo conferências, adjuntos ao programa de Pós-Graduação em Psicologia e a Clínica Psicológica da UEL. Nos quais, em parte, apresentou produções concernentes à pesquisa e extensão em psicanálise. Portanto, tal trabalho cumpriu o objetivo de fomentar uma formação complementar, o enriquecimento teórico, produção e aprendizado em pesquisa e escrita acadêmica em psicanálise.

Publicado
2020-09-18