ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO DOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO E A LAICIDADE EM LONDRINA E REGIÃO (2018-2019)

  • Matheus Henrick Pallisser Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius dos Santos Moreno Bustos Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino Religioso, Laicidade, BNCC, Sociologia das Religiões

Resumo

Este artigo busca discutir a disciplina de Ensino Religioso (ER) na contemporaneidade e entende a religião como umas das principais estruturas da sociedade e, com isso, compreender o processo de (re)formulação da disciplina de ER nas Escolas da Rede Pública de Londrina e região. Com o contexto da publicação da Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017) para o Ensino Fundamental, busca também entender como se fundamenta o discurso dos docentes da disciplina acerca da laicidade, uma vez que identificamos o discurso religioso dentro das escolas de Educação Básica na cidade de Londrina - PR. Partimos de uma metodologia de investigação bibliográfica, eletrônica, documental e observação de campo no ambiente escolar, especificamente nas aulas de ER, em um colégio na Zona Sul de Londrina-PR, durante o primeiro semestre de 2019. Como resultado foi identificada a necessidade de uma formação profissional de professores voltada à diversidade religiosa, contemplando as múltiplas matrizes e expressões, a qual busque respeitar os direitos básicos e a coexistência religiosa. Verificou-se, ainda, que a BNCC (2017) possibilita que a disciplina de ER promova um debate que respeite as multiplicidades, o respeito, a alteridade e a coexistência nos diversos contextos.

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Publicado
2020-09-18