GRUPO DE ESTUDOS COMO UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO OU APRIMORAMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE

  • Josiane Cecília Luzia Universidade Estadual de Londrina
  • José Luciano Tavares da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade social, grupo de estudos, desenvolvimento de habilidades profissionais, neurociências, ensino

Resumo

Introdução: Considerando-se que o estudante deve desenvolver ou aprimorar habilidades de resolução de problemas, ser empático, saber ouvir, aprender a aprender e trabalhar em equipe multidisciplinar, por exemplo, o programa de Formação Complementar “Temas em Neurociências”, através de grupos de estudos (GE) pode estimular esse repertório, o qual será útil na sua prática profissional. Objetivo: descrever a experiência do (GE) de na formação dos futuros profissionais da área de Psicologia, Medicina e Fisioterapia. Metodologia: o grupo foi composto por dez estudantes dos referidos curso e dois docentes do programa de ensino. Para a seleção dos textos estudados, utilizou-se bases de dados eletrônicas como o Scielo, Lilacs, Capes e leitura de livros. Utilizou-se como palavras chave, fobia social, transtorno de ansiedade social, social anxiety disorder and social anxiety. Foram selecionados estudos de revisão, de tratamento e estudos de caso. A partir destes, discutiu-se as variáveis envolvidas no transtorno de ansiedade social ou fobia social, bem como o rastreo, as intervenções farmacológicas e psicológicas, formas de prevenção e os rumos das novas pesquisas na área. Os estudantes realizaram as apresentações através de slides teóricos e ilustrativos para discussão de cada tema estudado. Resultados: Os questionários de avaliação aplicados no final do (GE) permitiu mostrar que as discussões possibilitaram a compreensão desse transtorno e constituiu-se em uma alternativa para complementar os conteúdos vistos em sala de aula e desenvolver/aprimorar habilidades para os futuros profissionais em suas respectivas áreas. Considerações Finais: Essa é uma estratégia, (GE), que contribui na formação dos estudantes envolvidos.

Publicado
2020-09-18