GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Karen Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: grupo de estudos, ensino superior, educação especial

Resumo

A equipe do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Londrina (NAC), serviço de apoio aos estudantes público alvo da Educação Especial, organizou para seus integrantes em 2016, um grupo de estudo com a finalidade de proporcionar o aprofundamento teórico sobre temas pertinentes ao trabalho. Em 2017 constatou-se a necessidade de ampliar as discussões e envolver outros interessados na temática Educação Especial e ensino superior. Neste sentido, este projeto de pesquisa em ensino justifica-se pela escassez de iniciativa como esta em Londrina-Paraná e região. A pesquisa tem por objetivo subsidiar a atuação de professores e demais profissionais de instituições públicas e privadas envolvidos com a permanência exitosa de estudantes com deficiências e altas habilidades/superdotação no ensino superior. Para tanto, utilizou-se como metodologia a organização de grupo de estudos e pesquisa bibliográfica nas bases Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre produções acadêmicas relacionadas às demandas dos participantes. As reuniões quinzenais estão sendo realizadas desde agosto de 2018 na sala de aula do Centro de Educação, Comunicação e Artes. Os resultados parciais indicam que as reuniões se configuram como momentos de formação continuada em serviço; de articulação de ações coletivas entre serviços de diferentes instituições e de formação complementar para estudantes de graduação do primeiro ano do curso de Pedagogia da UEL. Conclui-se que a pesquisa deve continuar ampliando ainda mais a participação de outras instituições e profissionais.

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Publicado
2020-09-18