IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA EXPANSÃO DE EMPRESAS

  • Matheus Henrique de Lala Burity Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: geomarketing, expansão, geografia

Resumo

A geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico, sendo este repleto de particularidades e dinâmicas. Neste sentido, temos o geomarketing como serviço “novo” realizado por empresas de consultoria socioambiental, visando contribuir para a expansão dessas empresas com estudos sociais, ambientais e econômicos no espaço. A chave para a expansão de uma empresa é atingir novos e maiores públicos, sendo necessário conhecer primeiramente o local onde poderá instalar sua empresa e quais fatores devem ser considerados para o sucesso deste empreendimento. O geomarketing consiste na análise do perfil da empresa, bem como de todos os clientes que esta possui, analisando os fatores socioeconômicos e ambientais da localidade onde se pretende instalar a empresa (podendo ser cidades, bairros etc.). Após realizar esse estudo, se faz um relatório contextualizado por meio de mapas, gráficos e tabelas e bibliografia diversa para explicar estes fatores e concluir qual (quais) o (os) melhor (melhores) local (locais). O relatório desenvolvido neste projeto contribuiu para que a empresa pudesse ter um ponto de partida em relação a instalação de uma nova empresa, visto que irá nortear a escolha do local mais apropriado. Os estudos dos diversos fatores da sociedade implicam numa visão completa do campo de trabalho da empresa, demonstrando quais serviços poderão ser prestados de maneira que esta empresa não sofra prejuízos e obtenha um público-alvo cada vez maior. O geomarketing nos leva a concluir que a geografia está em tudo, possuindo um caráter do entendimento das dinâmicas e fatores sociais, ambientais e econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-18