INFLUÊNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO EM CRIANÇAS DE 0-1 ANO

  • Mayara Barbosa Massoni Universidade Estadual de Londrina
  • Luara Tobias Gimenes da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Rosa Nakamura Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Cristina Prado Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Sanchez Sorpreso Universidade Estadual de Londrina
  • Thalita Feliciano da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid David dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Sayra Jorge Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Solange Aparecida Luciano Serafim Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Infantil, Desenvolvimento psíquico, Teoria Histórico-Cultural, Periodização

Resumo

A elaboração desse trabalho se deu pela necessidade de compreender as especificidades da faixa etária que iriamos observar no Centro de Educação Infantil, pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID, com discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. O estudo tem como objetivo entender como se dá o desenvolvimento psíquico de crianças. O trabalho foi intitulado como: "Influência do Professor de Educação Infantil no Processo de Desenvolvimento Psíquico em crianças de 0-1 ano”. O problema que se indaga nesse estudo aponta o seguinte questionamento: Como se dão os processos de desenvolvimento do psiquismo em bebês de 0-1 ano? Para responder a esta problemática, será realizado um levantamento bibliográfico apoiado na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski. Busca-se apresentar as principais características que permeiam esse processo, como por exemplo, a questão da periodização que permite uma divisão em períodos para assim criar estratégias metodológicas de ação, sendo que o professor de Educação Infantil tem papel fundamental nesse processo de desenvolvimento, pois ele está apto a acompanhar e mediar os processos de rupturas e continuidades que ocorrem nesse período. Esta pesquisa será realizada a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo. O trabalho se volta ao fato de o desenvolvimento em geral depender da orientação de um educador ou adulto mais experiente, pois a criança necessita em seu primeiro ano de vida de auxílio para a sua sobrevivência e também é este mais experiente que irá transmitir as objetivações culturais, pela qual a criança irá se apropriando da cultura elaborada historicamente.

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Publicado
2020-09-18