JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

  • Victória Zaupa Montini Universidade Estadual de Londrina
  • Júlia Luciana Pereira das Dores Okamura Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, Ensino, jogo da memória, interatividade, Geografia

Resumo

Este trabalho tem como finalidade expor as atividades desenvolvidas por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina, que juntamente com a Educação Física, pode trabalhar a interdisciplinaridade destes cursos e de seus conteúdos, visando contribuir para um processo de ensino aprendizagem significativo para o aluno. As atividades foram realizadas desde setembro de 2018 e ao longo de 2019, em um colégio estadual situado na zona leste de Londrina-PR, com as turmas do 6°ano, sendo que em um primeiro momento foram feitas observações e contato com os conteúdos, e depois a idealização do jogo. Dessa maneira, compreendeu que os jogos são ferramentas de aprendizagem alternativas, eficazes e atrativas para estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos. Sendo assim, foi desenvolvido o jogo da memória sobre os seguintes conteúdos geográficos: rochas, movimentação de placas e formas de relevo. Suas regras são baseadas no jogo da memória comum, no qual é preciso encontrar o par da carta que foi escolhida, utilizando apenas a lembrança das cartas que foram vistas até então, sendo o ganhador, aquele que possui mais cartas consigo. O intuito do jogo da memória é incentivar os alunos a serem mais ativos, oferecendo uma oportunidade mais interativa e lúdica para aprender a matéria, estimulando sempre o trabalho em equipe, proporcionando discussões e trocas de ideias, incentivando cada vez mais a curiosidade e criatividade e juntamente a isso, otimizando o aprendizado.

 

Publicado
2020-09-18