JOGO DIDÁTICO PARA AULA DE GEOGRAFIA

  • Pedro Augusto Stresser Bastos Universidade Estadual de Londrina
  • Julia Luciana Pereira das Dores Okamura Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Jogo, ensino, Massas de ar, PIBID, Geografia

Resumo

Uma das maiores adversidades do professor na sala de aula não é somente ensinar os conteúdos aos seus alunos, mas fazê-lo de modo cativante visando capturar a atenção da sala, para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo para eles. O principal objetivo do trabalho foi a elaboração e aplicação de um jogo didático, pertinente a um conteúdo passado em sala de aula, junto aos alunos do 6º ano de um colégio estadual situado na zona leste de Londrina-PR. Nesse caso, o conteúdo escolhido para a dinâmica foi sobre as diferentes massas de ar que influenciam o clima do Brasil e seus efeitos. Inspirado pelo jogo popular conhecido como “Cobras e Escadas”, o tabuleiro do jogo criado consiste num quadriculado sobreposto num mapa do Brasil, em que os alunos, com seus peões, deverão percorrer até o fim. As diferentes correntes de ar e sua direção são identificadas por flechas coloridas, que avançam ou voltam o peão que cair em seu quadriculado de origem. Para utilizar desse bônus, os jogadores devem identificar a massa de ar correspondente e uma característica dela. Embora seja uma metodologia simples, os alunos terão um incentivo para lembrar do assunto, e a concorrência os manterá cativados. As perguntas podem ser modificadas de acordo com a situação da aula. Como apenas um tabuleiro foi elaborado, a sala foi separada em 3 ou 4 grupos, que controlam cada um peão. A cada pergunta, portanto, um aluno diferente do grupo deve responder, para incluir todos e promover a participação.

Publicado
2020-09-18