LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CONTATO INICIAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

  • Eloisa Rodrigues Rocha Baia Universidade Estadual de Londrina
  • Geovanna Romagnolli Pedro D’Agostini Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Alves Andrade Moscardini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, Obras literárias, Vestibular, Oficina

Resumo

Este trabalho se propõe a expor um pouco da experiência de atuação dos pibidianos no Instituto Federal do Paraná, escola atuante na educação básica, por meio da ministração Oficinas Literárias. A atividade abordou a análise de obras literárias que compõem a lista de leituras indicadas para a realização do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo da oficina foi conduzir os estudantes a uma compreensão geral das obras, bem como orientá-los para a leitura literária produtiva, que não visasse apenas o conhecimento do enredo, mas também à fruição dos aspectos estéticos do texto. O trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa mais aprofundada sobre as obras, seus contextos de produção, personagens e simbologia, além das relações com a vida das autoras. Trechos das obras também foram apresentados e analisados para evidenciar aos estudantes de ensino médio a importância das formas de escrever, da escolha vocabular, dentre outros aspectos, na construção dos sentidos de um texto literário. Os estudos resultaram em uma oficina aplicada, em primeiro momento, na Semana do Livro e da Biblioteca, no IFPR, e, em um segundo momento, em encontros mensais com grupos menores de estudantes. Essa experiência, portanto, foi bastante relevante por contribuir com a formação dos pibidianos como futuros professores, permitindo um primeiro contato construtivo com a sala de aula e a participação em reflexões inerentes ao processo de ensino.

Publicado
2020-09-18