MAPA CONCEITUAL NO ENSINO DE CIENCIAS: CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS

  • Leonardo Vitor Nascimento Silverio Universidade Estadual de Londrina
  • Sávio da Silva Pinheiro Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lucia Bahl de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino de ciências, fotossíntese, mapa conceitual

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP), permite que os licenciandos possam estagiar em escolas e vivenciar maior número de experiencias para a docência de maneira a participar e ministrar aulas para que possam desenvolver formação continuada no exercício da função. O ensino de ciências físicas e biológicas no ensino básico é importante e desafiador, face à necessidade da criança/adolescente de desenvolver pensamento crítico para que sejam capazes de resolver ou contornar situações problema propostas não somente durante a aula, mas durante a vida. As estratégias pedagógicas apresentadas pelo professor para alcançar os alunos é totalmente decisiva no aprendizado deles, logo, o trabalho teve como objetivo tornar mais significativa a aprendizagem no ensino do tema moléculas energéticas, com o auxílio de um Mapa Conceitual aplicado aos estudantes do Ensino Fundamental, verificando a compreensão destes e a transposição dos conhecimentos relacionados aos fenômenos biológicos: fotossíntese e respiração. Os alunos tiveram 10 minutos para resolverem o mapa conceitual. Durante a aula, questões foram apresentadas aos alunos, estimulando-os a correlacionar o conteúdo atual com o anterior (principalmente fotossíntese), ex. “Como é que os vegetais e frutas, principais fontes de carboidrato, produzem esses compostos que fornecem energia aos seres heterótrofos?”. Os questionamentos tinham como proposta verificar a construção de significados dos alunos relacionando a fotossíntese à produção dos compostos presentes nestes alimentos, assim como também o ciclo dos nutrientes, como eles são absorvidos do solo e como eles voltarão ao solo. Um ensino contextualizado e resolução do Mapa Conceitual, permitiu maior retenção dos conteúdos propostos.

Publicado
2020-09-18